Custo de vida em Gramado 2023
Gramado é o ponto turístico mais procurado da serra gaúcha e não é à toa, além do clima a cidade conta com uma série de atrativos fazendo com que pessoas do Brasil inteiro visitem a cidade.
Claro que toda essa estrutura e beleza atraem pessoas que também desejam morar no local e a primeira coisa que vem na cabeça é: Qual o custo de vida em Gramado?
Para ajudar você que deseja se mudar para a serra gaúcha, separamos alguns detalhes a respeito da cidade e o custo de vida para morar nela.
Se interessou, não é mesmo? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura.
Vamos lá!
Como é morar em gramado
Primeiramente vamos falar um pouco a respeito de como é morar em Gramado, afinal, você deve estar querendo saber um pouco mais sobre a cidade serrana.
Infraestrutura
Quanto à infraestrutura, a cidade está acima da média e entre as cinquenta cidades com melhores infraestrutura entre todas as cidades do Rio Grande do Sul.
A cidade é predominante limpa, os espaços públicos estão em constante manutenção e, além disso os serviços públicos da cidade, como saúde e saneamento possuem uma ótima reputação.
Índice de criminalidade
Devido a preocupação da gestão em manter a ordem pública e investir sempre em segurança para os turistas e moradores, Gramado é considerada uma cidade tranquila para se viver.
Não é à toa que nos últimos tempos os índices de criminalidade reduziram consideravelmente, algo que também pode ser atribuído ao investimento em educação.
Cidade turística
Não poderíamos deixar de fora o melhor lado de Gramado: as atrações turísticas da cidade.
Se você desejar morar em Gramado terá fácil acesso a todos os pontos turísticos lindos que a cidade tem para oferecer e, ainda, estará perto de outras cidades da serra gaúcha para visitar.
Qual o custo de vida em Gramado
Agora que você está quase fazendo as malas, vamos falar um pouco do custo de vida para morar confortavelmente em Gramado.
De antemão, a boa notícia é que o custo de vida é menor do que viver em Porto Alegre, a capital gaúcha.
Então, se você reside em Porto Alegre, com certeza Gramado será uma cidade mais barata para se viver.
Sabendo disso, vamos ao que interessa. Veja nos tópicos abaixo quais são os principais custos de morar em Gramado.
Aluguel
Se você decidir morar em Gramado sua maior despesa será, com certeza, o aluguel e isso era de se esperar uma vez que em uma cidade turística o aluguel e hospedagem se tornam mais caros.
Para se ter uma ideia, um apartamento no centro pode custar 2.600 reais mensais e chegar a mais de 5 mil reais.
Mas, se você não se importa com localidade, fora do centro é possível encontrar apartamentos com três quartos por 1.650 reais mensais.
Alimentação
O valor da alimentação pode subir um pouco mais em relação a outras cidades, mas, não foge da média que já é aplicada no estado.
Por exemplo, as compras de mercado, açougue e padaria podem sair, em média, de 800 a 1400 reais mensais dependendo do seu estilo de vida e do número de integrantes na família.
Transporte
Se você morar perto do centro, certamente não precisará utilizar o transporte público para ir trabalhar, mas, caso precise, a passagem custa em torno de 4,50 reais.
Portanto, o transporte diário de ida e volta sairia por 9 reais, ou 180 reais mensais em vinte dias trabalhados.
Quanto dá tudo isso?
Você deve estar se perguntando quanto vai ter que gastar ao total se decidir morar em Gramado.
Com um padrão de vida consideravelmente bom uma pessoa precisaria ganhar 4.375 reais para morar em Gramado com conforto.
Lembrando que isso pode variar, por exemplo, talvez você consiga um aluguel mais barato e possa economizar ainda mais.
Agora que você sabe tudo sobre o custo de vida de Gramado e um pouco sobre a cidade, lembre-se de continuar nos acompanhando, pois, estamos sempre trazendo novidades que, sem dúvida, você não vai querer perder.
Seja o primeiro a comentar!