Chile em 2023: documentos, requisitos e passo!
O Chile é um dos principais destinos para os brasileiros. Tanto pela facilidade de viajar para o país, quanto pelos locais que o país possui, é um destino muito interessante.
Entretanto, o país coloca algumas regras muito importantes para a entrada de estrangeiros. Assim, vamos ver aqui todos esses requisitos, para você poder se preparar antes de sua viagem.
Quais são os requisitos para entrar no Chile?
Depois de um bom tempo com as fronteiras fechadas, o Chile as reabriu, já que a situação da pandemia está melhorando.
Agora, depois da pandemia, o país incluiu uma série de novas regras para viajantes brasileiros e de outras nacionalidades.
Antes de vermos os requisitos, saiba que o Chile é um país muito rigoroso. Assim, você deve cumprir, à risca, todas as obrigações para sua entrada no país. Caso falte alguma coisa, saiba que o país não hesita em barrar sua entrada.
Com isso, os principais documentos que você deve apresentar são:
- Documento de identificação com foto, seja passaporte ou RG
- Documento que comprova que sua vacinação está em dia, principalmente contra a COVID-19. A partir de setembro, o governo chileno já autorizou a entrada de brasileiros com o comprovante emitido pelo sistema ConectSUS.
Como vimos, o Chile está focado em deixar entrar apenas pessoas com a vacina em dia. Além disso, pode ser que, ao chegar no país, você deva realizar um teste para a COVID-19.
A disponibilidade e obrigatoriedade depende da época e local de desembarque. Por isso, já se prepare para essa possibilidade.
O teste não é obrigatório desde abril de 2022. Entretanto, o governo continua aplicando o RT-PCR de forma aleatória nos viajantes. Sendo assim, pode ser que você seja ou não um dos selecionados.
Como funciona o teste RT-PCR para entrar no Chile?
Caso você seja um dos selecionados para fazer o teste RT-PCR é importante saber como funciona o procedimento.
Primeiramente, você faz o teste logo no aeroporto, local onde fica sabendo se fará o teste ou não.
Entretanto, não mais precisa esperar pelo resultado nas dependências do aeroporto. Agora, depois de realizado o teste, você já pode entrar no país e se dirigir para sua hospedagem.
O resultado você receberá pelo e-mail cadastrado na hora. Para adultos, não há exceção, você deve estar com sua vacinação em dia.
Exceção da vacina
Segundo o governo chileno, há uma exceção para viajantes que não tomaram a vacina.
Só poderão entrar no país, sem vacina contra a COVID-19, crianças menores de 6 anos.
Entretanto, elas só poderão entrar no Chile acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Esses, por sua vez, devem cumprir todos os requisitos de entrada.
Declaração Juramentada do Viajante
Antes, este era um dos principais documentos para a entrada no Chile. Entretanto, agora o governo do país não mais o coloca como obrigatório.
Sendo assim, você não precisa mais preencher o documento.
Bom, essas são as exigências para entrar no Chile. Com isso, agora que você já sabe sobre elas, vamos ver alguns dos destinos mais interessantes do país?
O que visitar no Chile?
Entre os destinos mais interessantes do Chile estão:
- Vale da Lua: este fica no Deserto do Atacama, sendo um ótimo lugar para quem quer aproveitar a natureza local;
- Torres del Paine: outro destino para quem procura se conectar à natureza e ver estruturas naturais totalmente diferentes
- Cidade de Castro: este é um destino para quem quer conhecer uma cidade calma, onde você pode conhecer a culinária local e ainda comprar artesanato
- Isla Negra: conhecida por ter sido lar de Pablo Neruda, a ilha pode oferecer paisagens extremamente belas
- Vulcão Osorno: por falar em paisagens únicas, essa região não pode ficar fora de seu roteiro, quando for visitar o Chile
Aprenda também a como entrar na argentina em 2023! Esperamos que tenha gostado do artigo. Até a próxima.
Seja o primeiro a comentar!