Como morar na Argentina em 2023?

Morar na Argentina pode ser uma alternativa para muitas pessoas. Além disso, para os brasileiros o processo de imigração é muito mais facilitado. 

Assim, se você tem a pretensão de morar no país vizinho é importante saber quais são os procedimentos. Embora sejam mais fáceis, ainda é necessário passar por um processo. 

Ainda, o custo de vida na Argentina é um ponto a se considerar. Vamos ver sobre isso. Mas antes, vejamos como fazer para morar no país vizinho. 

Como imigrar para Argentina em 2023?

Como o Brasil e a Argentina fazem parte do mesmo bloco econômico, o Mercosul, o processo de visto é muito mais fácil do que outros países. Com isso, os trâmites costumam ser mais facilitados. 

Além disso, o Brasil está bem perto, logo você poderá transitar livremente entre os países. 

Assim, o processo de visto para a Argentina pode ser feito de duas formas: 

  • A primeira é estando no Brasil. Logo, você deverá ir a um consulado argentino e dar entrada no procedimento. 
  • O segundo é estar já na Argentina. Entretanto, você terá um prazo de 90 dias para conseguir o visto. 

Com isso, é só escolher qual é o melhor procedimento para você. Entretanto, em ambos, é necessário entregar uma série de documentos. 

Os principais documentos, para dar entrada no visto de permanência, são: 

  • RG (Registro de Identidade) ou passaporte
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de casamento
  • Certificação de antecedentes criminais
  • Comprovante de residência em seu nome
  • Carimbo de ingresso na Argentina

Lembrando que, qual seja a sua pretensão no país vizinho, pode ser que sejam pedidos documentos a mais. Sendo assim, se pretende estudar, trabalhar ou morar apenas, além desses documentos serão pedidos outras comprovações. 

Para saber ao certo quais são todos os documentos, recomendamos que você entre em contato com o consulado argentino mais perto de você. 

Além disso, você deverá pagar uma taxa ao Mercosul. Ela fica em torno de R$ 250 para que você possa morar em outro país do bloco.  

Outro documento que você terá que tirar para morar na Argentina é o DNI. Com ele, você consegue fazer sua documentação no país vizinho. Sendo assim, estreita ainda mais seus laços com o país vizinho. 

Com isso, é bem fácil conseguir morar na Argentina, mesmo que o procedimento seja um tanto burocrático. 

Mas, além da documentação, é necessário ficar de olho no custo de vida no país vizinho. Afinal, é algo que se deve colocar na balança, para saber se vale realmente a pena a mudança. 

Como é o custo de vida na Argentina?

Já se concluiu que a Argentina é um país onde viver é mais barato do que no Brasil. A própria capital, Buenos Aires, fica bem atrás de São Paulo, uma das maiores cidades brasileiras. A diferença fica em torno de 40%. 

Algumas áreas ainda são consideradas mais caras no Brasil. Por exemplo, o aluguel acaba sendo maior do que em cidades brasileiras. Com isso, morar na Argentina pode ter muitas vantagens. 

Entretanto, você tem que ficar de olho em como a moeda argentina está no momento. Mas, se você ainda pensa em morar por lá, saiba que pode ir para o país, trabalhar. 

Algumas empresas argentinas contratam brasileiros em seu grupo de funcionários. Além disso, a Argentina tem sido destino para muitos estudantes que querem fazer intercâmbio. 

Algumas universidades do país são conhecidas por sua qualidade. 

Outra possibilidade, é você trabalhar remotamente para empresas brasileiras, morando na Argentina. Isso porque o real é um pouco mais valorizado do que os pesos argentinos. 

E então, você vai entrar no processo para morar na Argentina? 

Por fim, antes de sair do artigo, não se esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais. Dessa maneira, mais pessoas podem conhecer sobre esse processo. 

Veja também: Como imigrar para o Canadá?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.