Dicas Viagens

Como conseguir o Green Card 2021?

Como conseguir o Green Card 2021?

Muitos brasileiros compartilham o mesmo sonho de morar nos Estados Unidos. Porém, para residir permanentemente no país é necessário possuir um Green Card.

E, para obter esse documento, é necessário cumprir uma série de requisitos. Ainda bem que existem diferentes possibilidades para quem deseja ser um residente dos EUA.

Neste artigo, vamos explicar o que é exatamente o Green Card e quais são as possibilidades para obtê-lo. Leia com atenção!

O que é o Green Card 2021?

Todo país possui uma série de normas e leis que dizem quem pode ou não residir em seu território nacional. Nos Estados Unidos isso não é diferente.

Para um estrangeiro morar nos EUA de forma legal é necessário que ele consiga obter um Green Card, um documento que funciona como um visto para permanência.

Nos últimos anos, obter um Green Card ficou cada vez mais difícil.  Mas ainda existem diferentes possibilidades para quem deseja obtê-lo e vamos explicar com detalhes logo a frente.

É importante ressaltar que o Green Card não pode ser comprado e para possuir um é necessário passar por todo o procedimento legal.

Mas o processo para conseguir o seu Green Card realmente gera custos por conta de taxas que precisam ser pagas, como taxas para inscrição, petição imigração, administrativas.

Portanto, é necessário se preparar financeiramente para isso, especialmente porque as taxas podem ser muito altas, chegando a mais de mil dólares.

Formas de conseguir um Green Card 2021

A forma mais simples de você conseguir um Green Card é se casando ou já sendo casado com um cidadão americano.

Dessa forma, você também terá o direito de possuir o documento que te garante uma residência permanente no país, tendo em vista que você é um cônjuge.

Além disso, no processo para conseguir o Green Card, este é um caso que, normalmente, possui prioridade. Sendo assim, é mais rápido para obter sua aprovação.

No entanto, existem outras possibilidades.

Por exemplo, o patrocínio, que é quando você possui um parente cidadão norte-americano (o patrocínio pode ser concedido a filhos, pais, irmãos e cônjuges) ou que possua um Green Card também (neste caso, apenas para cônjuges e filhos solteiros).

Outra forma de patrocínio é através de um empregador nos Estados Unidos, quando você consegue um trabalho nos EUA e precisa obter o seu Green Card para assumir a sua função e trabalhar lá.

Este é um caso mais delicado, pois a empresa/o empregador precisa estar bastante disponível para iniciar esse procedimento. 

Neste caso, quem está fornecendo esse patrocínio para você deve recorrer ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, com uma petição que deve estar em seu nome.

Com aprovação dessa petição e a comprovação de que você possui um patrocínio para residir permanentemente no país, será possível pedir seu Green Card.

Além disso, você também pode conseguir um Green Card depois, caso já possua algum visto como de trabalho, investidor, transferência ou até mesmo para noivos.

Para isso, você terá que preencher um formulário de ajuste de status e, em seguida, realizar uma entrevista. Neste caso, você não precisará voltar ao seu país para concluir o processo de obtenção do seu visto norte-americano.

Green Card é o mesmo que cidadania ou visto americano?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta é: não!

O Green Card é um documento que te dá direito a se tornar um residente permanente no país, mas não um cidadão norte-americano.

A cidadania norte-americana é concedida apenas quando você se casa com um norte-americano ou é filho de um pai e/ou mãe norte-americano.

No entanto, o Green Card pode te conceder uma cidadania americana, posteriormente.

Isso porque existe um processo de pedido de naturalização que pode ser iniciado somente após 5 anos morando de forma legalizada (ou seja, com seu green card) nos EUA. 

Quanto custa o green card 2021?

Para saber o valor exato da solicitação de um green card, devemos analisar todos os procedimentos e taxas.

Advogados, itens de litígio, tipos de green card, taxas exigidas pelo Serviço de Imigração, tudo isso afetará diretamente seu valor. Em média, o custo de se candidatar a um green card está entre US $ 10.000 e US $ 25.000.

Quanto tempo demora para obter o Green Card em 2021?

Muitos fatores podem interferir no tempo de espera pelo seu Green Card. A começar pelo número de pedidos protocolados na sua região em que foi realizada a sua petição.

A partir dessa demanda, começa a ser avaliado os casos mais urgentes. Sendo assim, quem possui mais urgência, tem mais prioridade na fila.

Além disso, tudo vai depender também do tipo de pedido que foi realizado e qual o tipo de visto que você já possui.

Se você está já nos EUA ou está ainda no Brasil também é uma informação relevante para avaliar quanto tempo pode demorar para obter o seu Green Card.

Em média, uma pessoa pode esperar em torno de um a dois anos para obter o seu Green Card, podendo também demorar até mais tempo!

O processo para conquistar o seu tão sonhado Green Card pode ser demorado e bastante burocrático. É necessário sempre contar com a ajuda qualificada de profissionais que possuem experiência nessa área e que podem te fornecer auxílio para realizar o processo de forma mais tranquila e sem erros.

Para finalizar!

De qualquer modo, é essencial que você busque pelo seu Green Card, caso queira morar e trabalhar dentro dos Estados Unidos. Este é o único caminho para regularizar a sua situação e viver legalmente no país, possuindo os direitos e deveres desta nação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.