Conheça a história e curiosidades do Parque Una em Pelotas
Um dos sentimentos mais valiosos que uma comunidade pode experimentar é o senso de pertencimento.
Mas o que é necessário para uma cidade nutrir essa conexão com sua comunidade?
Quais são os aspectos que as pessoas sentem falta em seu cotidiano? O que os mais velhos desejam desfrutar e como se reunir com suas famílias?
O Parque Una em Pelotas: um bairro repleto de significado
A criação do Parque Una em Pelotas não foi concebida apenas para ser mais um conjunto promissor de empreendimentos imobiliários.
A Idealiza Urbanismo, encarregada do projeto urbanístico, possuía o objetivo de ultrapassar as abordagens convencionais de planejamento urbano.
Conhecida como a Cidade do Doce, famosa por sua rica culinária açucarada, a Princesa do Sul também chama a atenção por sua riqueza cultural e arquitetônica, com seus casarões preservados com orgulho.
É claro que transformar um projeto inovador, até então sem precedentes no Rio Grande do Sul, em realidade foi uma tarefa desafiadora, mas com um objetivo nobre: promover qualidade de vida e redefinir a maneira como as pessoas moram, trabalham e desfrutam de espaços de lazer.
No entanto, para alcançar esse ideal, era necessário reunir as referências corretas.
Uma delas foi o Placemaking, que significa, em tradução livre, a construção de lugares.
Esse conceito surgiu nos anos 1980, nos Estados Unidos, e caracteriza uma abordagem centrada na criação e transformação de espaços públicos para atender às necessidades dos habitantes.
Referências no desenvolvimento de escala humana
Para realizar um trabalho consistente em atender às expectativas da comunidade, era necessário ouvi-la.
Neste momento, a abordagem do Placemaking foi fundamental para auxiliar a Idealiza Urbanismo a engajar os moradores na construção de uma Pelotas mais próspera.
Inspirada pela campanha municipal “A Guide to Neighborhood Placemaking in Chicago” – um exemplo reconhecido internacionalmente de Placemaking – a Idealiza, em parceria com a Prefeitura, realizou o evento público de cocriação chamado “Pelotas Como Eu Quero“.
Esta ação contou com a participação de cerca de 500 residentes e revelou as expectativas da população em relação à cidade.
Soluções de mobilidade urbana, espaços que incentivam a economia criativa, a cultura e o lazer foram tendências e desejos populares levantados durante o encontro.
Ciclovias, calçadas para caminhadas, ruas seguras e oportunidades de negócios também foram destaque nas discussões em prol de uma Pelotas mais moderna e inovadora.
No entanto, não foi apenas o exemplo de Chicago que serviu como impulso para a criação de um bairro humanizado aqui.
Um outro movimento, que ganha ainda mais abrangência no contexto das cidades do futuro, serviu de principal fonte de inspiração para a criação do Parque Una.
O Novo Urbanismo estimula o senso de comunidade no Una
Embora o movimento do Novo Urbanismo tenha ganhado força nos Estados Unidos nos anos 80, a reflexão sobre a importância do planejamento urbano com menos foco em carros e mais espaço para as pessoas foi discutida anteriormente, por volta de 1960, pelo arquiteto dinamarquês Jan Gehl.
Segundo Gehl, a escala humana dos pedestres e sua movimentação nas cidades são pontos centrais a serem considerados por arquitetos e urbanistas ao planejar novos bairros.
Graças à visão crítica do arquiteto dinamarquês e ao movimento do Novo Urbanismo, vários países reconheceram a importância de pensar em alternativas ao modelo convencional de disposição de prédios e ruas, que frequentemente colocam as oportunidades de convívio em segundo plano.
Inspirada por essa abordagem, a Idealiza Urbanismo projetou o Parque Una em Pelotas como um bairro que se desenvolve ao redor de um parque.
Um lugar para chamar de lar
O que mais comprova que o Parque Una em Pelotas não é apenas um empreendimento comum?
O fato de ser uma vizinhança na qual as pessoas desejam viver com qualidade e criar seus filhos.
Para alcançar esse objetivo, a Idealiza também buscou referências em empreendimentos bem-sucedidos nesse aspecto em várias regiões do Brasil e de outros países.
Oportunidades de negócios e inspiração em um só lugar
No Parque Una em Pelotas, não são apenas os moradores que podem desfrutar de vistas privilegiadas da cidade de suas janelas.
Muitos profissionais também descobrem nesse bairro a mesma chance: encontrar inspiração diária em seu trabalho com as maravilhosas paisagens de Pelotas.
Esses são apenas alguns exemplos das opções de lazer, negócios, esportes e cultura ao alcance de todos.
Seja o primeiro a comentar!