Como consultar o saldo do PIS por telefone, site e app?
Saber como consultar PIS é uma dúvida que muitas pessoas ainda têm. O pagamento deste benefício é feito pela Caixa Econômica Federal e é feito anualmente.
Todo trabalhador que é registrado na CLT possui um número de registro. E é através desse número que os pagamentos podem ser feitos.
No entanto, para que o trabalhador possa ter acesso e consultar seu saldo e demais serviços, é preciso que ele saiba essa sequência numérica.
Apesar de ser algo teoricamente simples, todo ano surge dúvidas de como fazer essa consulta, e por haver muita falta de informação, muitas pessoas ficam perdidas.
Sendo assim, se você tem algum tipo de dúvida quanto a isso, fique tranquilo pois elaboramos este artigo para que você saiba como e o que tem que fazer que você consiga consultar o seu PIS e saber seu saldo.
Caso as informações mencionadas acima possam te ajudar e tirar suas dúvidas continue lendo nosso artigo com atenção!
Como Consultar PIS Pelo CPF, É Possível?
Foi na era do regime militar que o PIS foi criado, lá pelos anos 70 pela lei complementar n° 07/70.
A intenção de sua criação foi criar um fundo monetário para os trabalhadores privados.
Desde então, até hoje se usa esse benefício por conta de sua eficácia e benefício ao trabalhador.
Antigamente era muito mais difícil você fazer uma consulta do seu PIS. Sem a internet a favor da população, tudo se tornava muito burocrático.
Porém, com o passar do tempo e com a população tendo acesso as novas tecnologias, tudo foi simplificado e otimizado.
Sendo assim, só em alguns minutos você consegue acessar seus dados. Basta que você tenha acesso à internet.
E se você se pergunta se é possível consultar PIS pelo CPF, saiba que a resposta é sim!
Mas antes de falarmos sobre isso, é preciso que você saiba algumas outras coisas, por exemplo, o abono salarial.
Até que a promulgação da constituição de 88, o PIS era pago todo ano pelo Fundo de Participação em forma de quotas equivalentes ao salário e ao tempo de serviço do trabalhador.
Após 88 foi que o abono salarial foi criado. Hoje em dia, o conhecemos por ser a contribuição do PIS e que tem equivalência a 1 salário-mínimo.
O que é o abono salarial?
Todo ano o abono salarial é disponível para o trabalhador brasileiro. Esse abono, faz parte de um benefício que garante ao trabalhador um valor anual mínimo.
Sendo assim, quem pode recebê-lo são somente pessoas que ganham até dois salários-mínimos e quem contribui para o PIS.
Para os contribuintes do PIS, é necessário que a pessoa tenha no mínimo cinco anos de registro, ter a quantia de dois salários-mínimos no ano-base e ter feito pelo menos 30 dias de trabalho durante o ano.
Se você quer ter acesso a esse benefício, então você precisa estar registrado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.
Portanto, não podem participar do abono quem:
- Tem um trabalho que recebe mais do que dois salários-mínimos;
- Trabalhador que não tem seus dados informados corretamente no RAIS.
O pagamento desse benefício acontece de acordo com o calendário da Caixa Econômica Federal, que é responsável por fazer a gestão do recurso do programa.
O calendário leva em consideração o mês de nascimento dos trabalhadores.
Para ter acesso ao saque do benefício, o trabalhador deve ter em mãos o cartão cidadão que é fornecido pela CEF.
Caso o cidadão tenha cadastro na CEF, o dinheiro cai diretamente por meio de crédito direto na conta de forma adiantada.
No ano de 2020, o ano-base de referência para o abono salarial é 2018. Sendo assim, um valor de R$19 bilhões fará parte da economia brasileira por conta de milhões de trabalhadores.
Pis/Pasep
Outra questão que muitas pessoas se confundem também, é em relação ao PIS/PASEP.
O PASEP é um Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público e tem como molde o PIS.
Mas, diferentemente do PIS, este programa se destina para os servidores públicos.
Muitos se questionam de onde o dinheiro do PIS vem, e a resposta é que o benefício provém do Fundo de Amparo ao Trabalhador que tem vínculo com o minstério do trabalho.
Para que você possa saber como consultar PIS, existem alguns modos que vamos falar um pouco mais abaixo, como:
- Carteira de trabalho;
- Extrato FGTS;
- Cartão Cidadão;
- Agência da Caixa Econômica Federal com documento RG;
- Holerite de pagamento.
Abaixo, separamos alguns dos meios mais práticos para que essa consulta seja realizada.
Como consultar o PIS pelo CPF e internet?
Apesar de todo avanço tecnológico presente, foi somente em julho do ano passado (2019) que a Caixa disponibilizou a consulta do PIS pelo CPF em seu próprio site.
Sendo assim, veja abaixo um rápido passo a passo de como você pode consultar PIS pelo seu CPF.
- Acesse o site da Caixa: É necessário que você vá até a página inicial do site da Caixa Econômica para que você acesse o seu PIS.
- Preencha seus dados: Na página, um botão em destaque para “consultar pagamento” aparecerá. Lá é necessário preencher seus dados no campo solicitado;
- Coloque sua senha: Para você acessar seu PIS é necessário que você faça login com sua senha Caixa. Caso não tenha, faça o registro para obter o acesso.
Depois que isso tiver sido feito, o número de seu PIS aparecerá para você e você ainda poderá consultar outras informações se necessário.
Como Consultar O PIS Pelo CPF No Caixa Eletrônico?
Acaso você não tenha acesso a um computador e queira saber seu PIS, saiba que você pode consultá-lo por um caixa eletrônico.
Mas para isso, você precisa ter o Cartão Cidadão disponibilizado pela Caixa. Este é um cartão que facilita a vida de muitas pessoas e torna muitos processos mais rápidos e fáceis.
Se você possui então este cartão, basta ir à Caixa e fazer sua consulta. É bem simples e tudo o que você precisa fazer é seguir as instruções que estão na tela.
Se por algum acaso você apresentar dificuldades na hora de fazer a operação, pode solicitar a ajuda de alguns atendentes disponíveis na agência e que estão ali como apoio ao atendimento do cliente.
Agora, caso você não possua esse cartão, poderá solicitá-lo através do número 0800 726 0207 ou em uma agência da Caixa.
Consultando o PIS com o CPF pelo app da Caixa
Há também mais uma opção disponível para que você possa consultar PIS sem sair de casa.
Basta que você baixe o aplicativo da Caixa Econômica Federal.
Assim que você o instalar, digite seu CPF. Após acessar o aplicativo, você verá a opção “ver valores”.
Se você ainda não tem registro na Caixa, então faça-o para poder acessar o APP. Então, é só fazer o login e você terá acesso ao seu PIS e a diversas outras opções, assim como no site oficial da Caixa.
Lá você pode se informar sobre abono salarial, seguro-desemprego, confere o calendário de pagamentos, consultar parcelas liberadas e ainda há a possibilidade de tirar dúvidas.
O aplicativo pode ser encontrado tanto na PlayStore quanto na Apple Store.
Telefone para consultar PIS pelo CPF
Um outro jeito para consultar PIS é pelo telefone. Esse é um dos modos mais fáceis que se tem para fazer essa consulta.
Então, basta que você ligue para o telefone gratuito da Caixa Econômica Federal, que é: 0800 726-0207.
Você pode fazer essa ligação de segunda a sexta-feira das oito da manhã até as dez da noite.
Esteja preparado em sua ligação, pois assim que ela ocorrer você precisará estar com alguns dados em mãos, que são seus documentos pessoais.
Isso é necessário para que não haja fraude e que seu acesso não seja feito por qualquer pessoa.
Você pode também, caso se sinta mais seguro assim e não queira se utilizar de nenhum desses recursos, ir diretamente a uma agência da Caixa para que os atendentes de lá realizem a pesquisa para você.
Há inúmeras maneiras que você pode conseguir fazer a consulta do seu PIS e isso é bastante eficaz pois você não se limitará a apenas um recurso como antigamente.
Todos os processos se modernizaram e se tornaram bem fáceis de se acessar. Em apenas alguns clique es poucos passos você já pode se informar sobre aquilo que deseja sem muita burocracia ou demora para isso.
Uma vez que você tem o número de seus documentos em mãos, guarde-o em locais seguros para que ninguém tenha acesso a essas informações. Importante lembrar que o site da Caixa é totalmente seguro para acesso.
Conclusão
Por fim, você pode ver ao longo deste artigo, como é fácil, simples e rápido consultar PIS em diversos canais de acesso somente pela consulta em CPF.
Você então pode optar pelo site, caixa eletrônico, aplicativo, telefone ou através das agências físicas.
A tecnologia proporcionou muita comodidade como já falamos anteriormente, e dessa forma, você consegue fazer consultas importantes sendo guiada através de poucos passos.
Nos conte aqui nos comentários se essa dica foi útil e se te ajudou de alguma forma.
Compartilhe este artigo em suas redes para que mais pessoas saibam como consultar PIS pelo CPF.
Quero sabe se eu tenho fgts
Muito bom!
Quero vet meu juro d pis pazep