Dicas para viver com uma família anfitriã no intercâmbio

Vai fazer um intercâmbio e quer saber algumas dicas de como viver com uma família anfitriã? Então o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar, pois separamos várias dicas que vão facilitar a sua convivência  com a sua família anfitriã sem muitos desafios.

Pode levar um tempo para que você se acostume com o novo país, a nova cultura e as novas experiências. Então, ter uma boa relação com a sua família anfitriã pode tornar essa adaptação muito mais simples e ainda permitir que você aproveite muito mais essa experiência incrível.

Então, confira até o final do conteúdo e fique por dentro de todas as dicas para viver com uma família anfitriã no intercâmbio! 

Seja aberto à comunicação

A primeira dica para viver com uma família anfitriã no intercâmbio é estar aberto à comunicação. Então, não se sinta acanhado na hora de falar sobre suas preferências, como por exemplo se você não gosta de cães ou gatos, algum tipo de alimento que você não consegue comer ou se tem algum tipo de alergia.

Isso porque, é bem melhor comunicar esse tipo de coisa do que se encontrar em uma situação complicada, como sua família anfitriã servindo um prato típico com alimentos que você é alérgico.

Mas lembre-se de ser justo e educado, então se você só não gosta de uma comida por nunca ter experimentado, uma dica é provar antes de falar que realmente não gosta daquilo.

Leve um presente

Levar um presente para a família anfitriã é uma forma de facilitar o primeiro contato com essas novas pessoas que vão te abrigar durante toda a duração do seu intercâmbio. E esse presente pode ser algo simples da sua cidade natal ou de algum lugar turístico que você visitou aqui no Brasil antes do seu intercâmbio.

Dessa forma, você vai poder contar sobre o local onde comprou aquele presente e um pouco sobre a cultura e tradições locais. É uma forma de facilitar o primeiro contato e mostrar que você está sendo aberto a criar um relacionamento com aquelas pessoas, o que pode facilitar a vivência no cotidiano. 

Participe das refeições da família

As refeições em família são uma forma de aumentar o seu contato com a família anfitriã e ainda praticar o idioma que você quer aprender. Então, mesmo quando você estiver cheio de coisas para estudar, sempre tire um tempo durante as refeições para se comunicar com a sua família anfitriã e falar sobre tudo que está vivendo no novo país e na nova cultura.

E lembre-se que mesmo com alimentos diferentes, você vai acabar descobrindo que gosta de muita coisa que está sendo servida. Então, mesmo se você tem um pouco de vergonha de não gostar da comida, uma dica é sempre avisar que nunca comeu aquilo e tentar provar, até por uma questão de educação com a pessoa que fez a refeição.

Além disso, uma ótima dica para aumentar o seu tempo de contato com a família anfitriã durante as refeições é ajudar no que puder, como lavar a louça e arrumar a mesa.

Por outro lado, se você se interessa por culinária, pode até mesmo se oferecer para ajudar no preparo das refeições e aprender várias novas receitas ou então preparar uma receita brasileira para a sua família anfitriã.

Respeite os horários

A quarta dica para viver com uma família anfitriã no intercâmbio é respeitar os horários estipulados pela família. Isso porque, mesmo que você tenha pago pela sua estadia, a ideia de se hospedar em uma casa de família é justamente agir como se aquela família fosse a sua família.

Então, se está estipulado que os filhos precisam estar em casa até as 22 horas, esteja em casa nesse horário a menos que tenha pedido permissão para estar fora até mais tarde. Por outro lado, se foi definido que irão jantar diariamente às 19 horas e você foi convidado para sair com seus amigos, é essencial avisar com o máximo de antecedência que irá se ausentar.

E para isso, conhecimentos no idioma local serão essenciais, não é mesmo? Então que tal se preparar com antecedência para o seu intercâmbio e fazer um curso de inglês online para iniciantes para conseguir se comunicar com muito mais facilidade?

Aceite as diferenças

A quinta dica para viver com uma família anfitriã no intercâmbio é aceitar as diferenças que irá encontrar. Por exemplo, a alimentação provavelmente será diferente do que está acostumado, a família pode ter uma religião diferente da sua e até mesmo hábitos comuns como lavar as roupas podem ser diferentes.

Porém, isso não significa que você tem que ficar assustado com cada coisa diferente que encontrar. Na verdade, é muito pelo contrário, porque essas coisas diferentes são uma forma de entender exatamente como os nativos daquele país vivem, bem como sua cultura e tradições e aprender muitas coisas interessantes no processo.

Sinta-se em casa, mas saiba que não está

A última dica para viver com uma família anfitriã no intercâmbio é se sentir em casa, mas sabendo que não está. Ou seja, nada de deixar suas roupas espalhadas pelo quarto, além de oferecer ajuda sempre que possível para ajudar na manutenção da limpeza da casa e do seu quarto.

Além disso, não chame amigos para visitar sua casa a menos que o convite venha da sua família anfitriã. Ou seja, basta ser educado e prestativo sempre que possível. 

Agora você já sabe quais são as dicas para viver com uma família anfitriã no intercâmbio. Então que tal colocar tudo isso em prática para tornar essa experiência ainda mais incrível?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.