Qual o custo de vida no Brasil 2023?
Você, assim como milhares de pessoas no Brasil, deve estar preocupado com a alta nos preços, fazendo com que o custo de vida no Brasil suba drasticamente.
Para se ter uma ideia, segundo fontes confiáveis, o custo de vida aumentou para 73% da população brasileira em apenas seis meses, o que é algo preocupante, afinal, não é segredo que o salário mínimo é insuficiente para ter um bom padrão de vida.
Pensando nisso, trouxemos um conteúdo completo a respeito do assunto que ajudará você a entender melhor como funciona o custo de vida no Brasil, quais são as cidades mais caras e, é claro, as mais baratas.
Se interessou? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura!
Qual é o custo de vida médio do Brasil
Na data deste conteúdo o salário mínimo está estipulado em 1.212 reais, mas, segundo estudos e pesquisas realizadas, seria preciso ganhar 6.388 reais para uma família de quatro pessoas.
Levando em consideração que duas pessoas trabalham na família, ainda assim não atingiria o valor especificado.
Não estamos nem perto desse valor, portanto, o custo de vida 6.388 reais é uma realidade que está longe de acontecer para milhares de pessoas.
Quais são os maiores gastos dos brasileiros
Além de não ter um salário mínimo ideal, não podemos deixar de falar dos principais gastos de uma família brasileira, afinal, são as necessidades básicas para se viver bem aqui no Brasil.
A lista abaixo mostra o quão preocupante está a situação:
- Transporte
Se você trabalha em uma empresa que não oferece transporte, terá que tirar esse valor do seu bolso. Acreditem, em muitos locais o valor da passagem chega a ser 20% do salário mínimo.
- Alimentação
Qualquer um que ganhe um salário mínimo e vai ao supermercado fazer as compras do mês deixaria fácil mais da metade do salário ao passar pelo caixa.
- Energia elétrica
Em muitas regiões do Brasil tem havido uma reclamação constante a respeito dos gastos com energia elétrica.
Esses são os maiores gastos de uma família e, lembre-se, não estamos entrando em detalhes a respeito de: Educação, aluguel, saúde e lazer.
Com esses gastos e a taxa de desemprego onde, muitas vezes, só um integrante da família consegue trabalhar é possível perceber que a vida de muitos brasileiros é difícil
Custo de vida por região
Como você já deve imaginar, existem estados e cidades onde o custo de vida pode ser mais alto ou mais baixo que a média.
Portanto, para ter uma ideia de onde o padrão de vida é mais caro e onde ele é mais barato, trouxemos alguns exemplos para você logo abaixo.
Locais com maiores custo de vida
A cidade mais cara do Brasil é São Paulo, onde o custo de vida mensal é de 5.726 reais por pessoa, enquanto uma família de quatro pessoas precisaria de uma renda de 12.285 reais.
Logo em seguida temos o Rio de Janeiro, onde o custo é de 5.459 reais por pessoa e uma família com quatro integrantes é de 12.285 reais.
Locais com menores custo de vida
Já a cidade com menor custo de vida é Aracaju, com valor de 3.157 reais de custo de vida para uma pessoa e 8.653 para uma família de até 4 pessoas.
A segunda cidade mais barata é Teresinha, com 3.256 reais de custo de vida para uma pessoa e 8.624 reais para famílias de 4 pessoas.
Agora que você sabe qual é o custo de vida no Brasil e quais são as cidades mais caras e mais baratas para se viver, pode se programar com maior exatidão.
Espero que o conteúdo acima tenha sido útil e que a partir de agora você possa entender um pouco mais a respeito da deficiência econômica em nosso país e como existe uma desproporção salarial, onde a classe baixa da população não possui os meios necessários para viver adequadamente.
E lembre-se de continuar acompanhando nosso site, pois, estamos sempre trazendo conteúdo de qualidade a respeito do assunto que, sem dúvida, você não vai querer perder.
Até mais!
Seja o primeiro a comentar!