Dicas Viagens

Cidadania Americana 2021: Como conseguir e quem tem direito?

Cidadania Americana 2021: Como conseguir e quem tem direito?

Cada vez aumenta o número de brasileiros que possuem o interesse em se tornarem, legalmente, cidadãos norte-americanos. Porém, o processo para a busca de uma cidadania nos EUA é um tanto complicado.

Vamos explicar quem tem direito e como buscar pela sua cidadania americana do modo mais descomplicado possível.

Quem tem direito à Cidadania Americana?

Basicamente, a Cidadania Americana é concedida para quem se casar com um norte-americano (alguém que possua a cidadania) ou para quem é filho de um norte-americano (seja o pai, a mãe ou ambos).

Além disso, você tem, obviamente, o direito à Cidadania Americana caso tenha nascido no território dos EUA, mesmo que seus pais não possuam a cidadania. Neste caso, somente você a terá e não seus pais.

Se nenhuma dessas situações for o seu caso, a outra forma de você conquistar a sua Cidadania Americana é morando já há mais de 5 anos nos Estados Unidos.

Assim, você poderá entrar com um procedimento para que seja naturalizado como norte-americano, por conta do tempo de permanência no país.

Afinal, 5 anos é o tempo em que você já conseguiu construir uma nova vida no país, com emprego, amigos e até mesmo uma família.

Vamos explicar como isso funciona!

Green Card é o mesmo que Cidadania Americana?

Essa é uma dúvida muito comum!

Mas, não, o Green Card não te garante uma cidadania americana!

O Green Card funciona como um documento de visto que possibilita a sua permanência no país, mas isso não significa que você passa a ser um cidadão norte-americano, de fato.

Todavia, o Green Card pode ser uma porta de entrada para obter a sua Cidadania Americana, pois, como já falamos, a partir de 5 anos residindo nos EUA de forma legal (ou seja, possuindo um Green Card), você poderá entrar com um pedido para se tornar um cidadão americano.

No entanto, apenas conseguir um Green Card não quer dizer que você conseguiu a sua Cidadania Americana, apenas significa que você possui o direito de viver permanentemente no país de forma legal. 

Como buscar por uma Cidadania Americana?

Uma vez que você possua o seu Green Card e já more há mais de 5 anos no país de forma legal, você pode buscar pelo procedimento de naturalização, o que te tornará em, oficialmente, um cidadão norte-americano.

Neste caso, precisará preencher o formulário chamado N-400 e também precisará possuir determinados pré-requisitos, entre eles é ter pleno conhecimento do inglês, conhecer a história dos Estados Unidos e também não possuir antecedentes criminais.

Para o teste do inglês e da história dos EUA, você passará por uma prova oral e escrita para provar seu conhecimento.

Com a aprovação nestas etapas, você passará por uma cerimônia, onde entregará o seu Green Card e fará um juramento quanto a sua fidelidade aos EUA.

Então, você receberá a sua Certidão de Naturalizando, comprovando-se como um cidadão norte-americano. 

Quanto tempo demora para obter uma Cidadania Americana?

Embora pareça simples mostrando como funciona as etapas para obter a cidadania americana, este não é um processo rápido.

E o tempo para conseguir ser naturalizado como cidadão norte-americano é muito relativo!

Uma das formas mais fáceis e rápidas é realmente através do casamento, ao se tornar o cônjuge de um cidadão norte-americano.

No entanto, é importante frisar que, caso o seu pedido de Cidadania seja efetuado a partir do tempo de permanência nos EUA (mínimo de 5 anos), você também precisará passar pelo processo de obter o Green Card.

Em alguns casos, você pode demorar até quase 10 anos para conseguir o seu Green Card.

Mas, não se preocupe!

A média é que demore em torno de 2 ou 3 anos para conseguir o seu documento que possibilita a permanência no país de forma legalizada.

Porém, somado 2 anos para obter o Green Card e os 5 anos mínimos de residência no país, já se vão 7 anos, por exemplo.

Além disso, também tem o processo de naturalização, que pode demorar um bom tempo.

O que isso significa? Se você realmente quer obter a sua cidadania americana, é necessário ter bastante paciência, pois este pode ser um processo realmente demorado.

Quanto custa para ter a Cidadania Americana?

Outro fator importante, além do tempo de espera, é também os custos envolvendo a busca pela Cidadania Americana.

Assim como não é possível comprar um Green Card, também não é possível comprar a sua Cidadania Americana.

Porém, ambos são procedimentos que geram taxas e custos. Portanto, se você quer buscar ou o Green Card, ou já a sua Cidadania Americana, saiba que isso pode custar bastante dinheiro.

Algumas pessoas podem chegar a gastar em torno de mil a dois mil dólares. Convertendo a moeda para o real, isso, pode custar em torno de 6 a 12 mil reais!

Portanto, é algo que você deve buscar somente se tem bastante certeza que deseja isso, pois demandará tempo, paciência e muito dinheiro.

Além disso, o processo envolve bastante burocracia, e você deve estar atento para realizar as etapas adequadamente, evitando cometer erros que podem custar a aprovação do seu Green Card ou Cidadania.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.