Viagens

Como morar na Itália em 2023?

Como morar na Itália em 2023?

Sonha em morar na Itália? Bom, para te ajudar a realizar esse sonho, veremos aqui como é feito o processo de moradia no país europeu.

A Itália pode ser o destino de muitos brasileiros. Tanto pelas belezas únicas, pela qualidade de vida ou o acesso a toda Europa. 

Assim, morar no país pode ser uma oportunidade de ouro. Mas, para isso, existem algumas regras. Sendo assim, vamos ver agora quais são os principais procedimentos. 

Como morar na Itália legalmente em 2023?

Para morar na Itália, você precisa do visto de residência, o qual você consegue de diversas formas. 

Mas, além desse visto, você precisará de um documento muito importante, o Permesso di soggiorno. Vamos ver o que é isso a seguir, já que é um procedimento obrigatório.  

Permesso di soggiorno

O Permesso di soggiorno, ou “Permissão de estadia”, é um documento oficial do governo italiano. Através dele, o estrangeiro tem direito à estadia e permanência no país europeu. 

Com isso, se você quiser morar na Itália, deverá tanto pedir o visto (que veremos mais sobre à frente) quanto o Permesso di soggiorno. 

Essa permissão só vem depois do visto concedido. Com isso, o procedimento de visto é o que você deve se focar primeiro. 

Existem diversos tipos de permissão de estadia. Eles seguem um pouco os tipos de vistos. Assim, você poderá ter o Permesso di soggiorno para trabalho, estudo, residência, entre outros. 

Além disso, o Permesso di soggiorno tem uma data de validade. Cada um dos tipos tem uma data específica. Sendo assim, ele pode valer de 9 meses a mais de 24 meses. 

Entretanto, você pode e deve renovar a sua permissão de estadia depois de passado esse tempo.

Porém, você ainda pode conseguir a permissão por tempo indeterminado, onde o procedimento de renovação não será mais necessário. Mas, para isso, você deve cumprir alguns requisitos, como: 

  • Ter ficado mais de 5 anos no país
  • Não ter tido uma renda anual abaixo dos € 5.953,87

Tipos de vistos para morar na Itália

Sendo assim, vemos que o Permesso di soggiorno é um documento muito importante. Para tirá-lo é todo um processo burocrático. Entretanto, não é tão difícil consegui-lo, basta seguir as regras impostas pelo governo italiano. 

Mas, para chegar a essa etapa, o estrangeiro deverá tirar o visto, como falamos anteriormente. Dessa forma, vamos ver quais são os tipos e como é cada um a seguir. 

Visto de estudante

Um dos mais comuns é o visto para estudante. Com ele, você consegue ficar no país enquanto duram seus estudos. Sendo assim, é uma forma de morar na Itália além dos 3 meses iniciais. 

Você poderá se matricular tanto em universidades, quanto em cursos de italiano. 

Entretanto, para fazer cursos profissionalizantes no país é necessário ter a permissão de estadia ou a cidadania italiana.  

Visto de trabalho

Você também poderá conseguir um visto de trabalho. Para isso, precisa já ter uma vaga de emprego encaminhada. 

Visto para residência

Você também tem a opção de conseguir o visto por residência. Para isso, deverá comprar um imóvel no país. O que pode ser um investimento bem alto. 

Visto para aposentados

Se você já tem aposentadoria, saiba que pode usufruir dela em solo italiano. Com isso, você mantém o benefício, enquanto mora no país europeu. 

Além disso, uma das permissões de estadia é voltada para quem se aposentou. 

Visto para investimentos

O último tipo de visto, é se você investiu no país. Para isso, pode existir um valor mínimo de investimento. 

Como morar na Itália tendo cidadania europeia

Se você possui cidadania europeia, de qualquer país do continente, poderá morar na Itália. Assim, você não precisará de nenhum visto e nem possui restrição de tempo de permanência no país.

Veja também: Como morar na Irlanda legalmente em 2023?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.