Dicas Viagens

Visto EB-3 (Green Card): Como tirar o visto EB3?

Visto EB-3 (Green Card): Como tirar o visto EB3?

Se você está pensando em se mudar para os Estados Unidos, o Visto EB-3 é uma opção para você trabalhar o país legalmente, sem precisar se preocupar.

Pois, é um visto de trabalho que permite que você seja uma residente permanente nos EUA.

Mas, assim como todo visto de residência permanente, ele possui alguns pré-requisitos que devem ser atendidos para ser aprovado.

Portanto, continue lendo o artigo até o final, pois falaremos tudo que você precisa saber sobre o Visto EB-3, como funciona e como tirar.

Visto EB-3: O que é?

O Visto EB-3 é um tipo de visto para entrar nos Estados Unidos, que é um visto de emprego de terceira preferência.

O seu significado é “employment based”, e o número 3 é por ser o terceiro tipo de visto que é baseado em emprego.

Muitas pessoas também chamam esse visto de Green Card por trabalho, por ele permitir que você resida no país permanentemente através de um emprego.

Então, é um visto voltado especificamente para profissionais, de diversos níveis diferentes, desde os mais qualificados até aqueles que não possuem tanta qualificação assim.

Assim como todos os vistos para residência permanente nos Estados Unidos, para tirar esse visto você vai passar por um longo processo de aprovação pelo Departamento de Trabalho Americano.

Pois, para ter esse visto, existem diversos pré-requisitos que tanto a empresa, quanto você, devem passar para que ele seja aprovado.

Porque a empresa deve justificar porque está optando por uma pessoa não residente dos Estados Unidos para a vaga, para que seja necessário ir alguém de outro país para lá.

Se você for um trabalhador que é classificado como qualificação, você precisa ter experiência de trabalho ou dois anos de formação do seu ensino.

No caso dos sem qualificação, isso não é necessário, pode ser menos de 2 anos de experiência, e essa é a principal diferença desses tipos de trabalhadores para obter o visto.

A grande diferença do Visto EB-3 para os brasileiros é que é um dos vistos mais rápidos de se obter, com um menor prazo de aplicação, quando comparamos com outros países.

Pois, para os brasileiros, a média é de em torno de 20 meses de espera para aplicar para esse tipo de visto de trabalho.

Exatamente por ser tão favorável aos brasileiros, é um dos mais utilizados para ir trabalhar nos EUA.

Como funciona o Visto EB-3?

Mas, então, como o visto EB3 realmente funciona? Quais as qualificações necessárias para fazer a sua aplicação?

Como foi mencionado anteriormente, os seus critérios são mais baixos do que os critérios utilizados para outros tipos de visto, mas ainda assim há uma fila de espera.

Em geral, são 3 rotas diferentes que a sua aplicação pode seguir, de acordo com as 3 categorias que você pode se enquadrar como trabalhador.

O principal pré-requisito é você ter uma oferta de trabalho, que esteja válida, e não seja para trabalho temporário, nos EUA.

Além disso, você precisa poder fazer o trabalho, fisicamente falando, e deve ter um nível de inglês que seja compatível com a função que você vai exercer lá nos EUA.

As 3 categorias de trabalho que você pode aplicar são:

·       Skilles workers:

Esses são os trabalhadores qualificados, com profissões consideradas de habilidade especiais. Para essa você precisa de experiência e referência de empregos anteriores. Além de um nível médio de inglês e CNPJ ativo

·       Unskilled workers:

São os profissionais que tem alguns diferenciais na mão de obra, como por exemplo motoristas. A diferença é que não precisa de dois anos de experiência.

·       Professional:

A última categoria é para profissionais que tenham um grau de ensino superior. Mas, também não precisa de período de experiência, sendo ideal para recém-formados.

Portanto, se encaixando em uma dessas 3 categorias, você pode tentar aplicar pelo visto EB3.

As grandes vantagens são os custos que são mais baixos para a aplicação desse visto, e também que você pode levar a sua família com você.

Pois, com esse visto você pode levar o seu cônjuge legal e filhos, ou até enteados, que possuam menos de 21 anos e sejam solteiros.

Como tirar o Visto EB-3?

Como-tirar-o-Visto-EB-3

Antes de mais nada, você vai precisar de dois documentos, a Certificação de Trabalho estrangeiro, o ETA 9089, e o formulário I-140 preenchido pela empresa que está te empregando.

Então, para tirar o visto, você precisa dessa empresa, que é chamada de empresa patrocinadora, ou então, sponsor.

Como foi falado anteriormente, a empresa precisa justificar para o governo americano porque está optando por lhe contratar e não contratar um profissional americano.

Através do prevailing wage determination a empresa justifica que não há muitos americanos qualificados ou interessados no trabalho, ou qualquer que seja o motivo para isso.

Então, o seu caso será levado ao DOL, que é o Ministério de Trabalho Americano, onde ele será analisado e essa justificativa será dada como boa ou não.

Por isso, quem deseja tirar esse visto precisa ou ter já a vaga de emprego, ou buscar empresas que façam esse serviço, buscando conseguir emprego para você para obter o visto.

Para esse propósito, existem agências que se dedicam em achar emprego para quem deseja se mudar para os Estados Unidos através do Visto EB3.

De qualquer maneira, o processo em geral é bem simples. Depois da aplicação, a análise vai ser feita e o resultado sairá.

O que demora mais é a fila de espera que tem, que pode levar cerca de um ano e meio para sair.

Conclusão

Portanto, agora você sabe tudo que você precisa fazer para tirar o Visto EB-3 e garantir a sua residência permanente nos EUA e, principalmente, legal.

Assim que você conseguir o seu emprego, você pode dar entrada no processo, junto com a empresa que está querendo te contratar, para enviar os documentos e formulários.

Depois, basta esperar chegar a sua vez e vir a aprovação, ou não. Mas, em geral, não tem muito erro caso você tenha feito tudo certo.

E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário. 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.