Dicas Viagens

Quem tem direito à cidadania portuguesa em 2021?

Quem tem direito à cidadania portuguesa em 2021?

Você quer saber quem tem direito a cidadania portuguesa? Então não perca esse conteúdo! Essa é uma dúvida entre muitos brasileiros que possuem o desejo de ter a dupla cidadania, que garante uma série de vantagens para o indivíduo.

Contudo, algumas pessoas ficam um pouco confusas em relação ao assunto. Se você também possui essa dúvida e deseja saber de uma vez por todas quem tem esse direito da cidadania, então continue lendo esse conteúdo!

Quem Tem Direito À Cidadania Portuguesa?

Ter a dupla cidadania é um sonho de muitos brasileiros hoje em dia, principalmente entre aqueles que desejam ir morar em um outro país. Isso porque, Portugal oferece uma qualidade de vida melhor que o Brasil, com mais empregos, segurança e educação.

Mas, não é só isso, ter dupla cidadania também garante outros benefícios e vantagens para a pessoa. Como por exemplo, o direito de circular livremente por todo o continente europeu, além de outros países 170, incluindo os Estados Unidos.

Esses são apenas alguns motivos que levam descendentes de portugueses a tentar obter a dupla nacionalidade. No entanto, para fazer isso, é preciso seguir todo um processo para validar a entrega da documentação, além de várias etapas burocráticas.

Bem, se você deseja morar em outro país ou então visitar vários locais, então veja a seguir quem tem direito à cidadania portuguesa. Para saber se você se enquadra dentro dos requisitos!

Cidadania portuguesa para filhos

Cidadania-portuguesa-para-filhos
Cidadania-portuguesa-para-filhos

Se você é filho de pais portugueses, então saiba que você tem direito à cidadania, e essa é a única que não sofre risco de indeferimento. Ou seja, a cidadania portuguesa é um direito de sangue, exceto caso tenha sido reconhecido como filho após os 18 anos.

Isso é válido tanto para os pais que nasceram em Portugal, quanto para os pais que nasceram no Brasil e depois solicitaram a cidadania portuguesa. Além disso, os pais não precisam estar vivos para você solicitar a sua cidadania, basta ter certidão de nascimento deles.

Cidadania portuguesa para netos

Para os netos de portugueses, o processo para obter a dupla cidadania não é tão simples assim. Isso porque, há algumas regras e dois modos diferentes para entrar com a sua solicitação.

Caso o seu avô ou avó seja português, mas o seu pai não tiver a cidadania, então é preciso que ele tire a sua primeiro. Dessa forma, você passa a ser filho de português também e tem o direito a cidadania.

Por outro lado, se o seu pai não quiser tirar a cidadania, então outra forma de tirar a sua cidadania é pulando a geração dele. No entanto, esse processo costuma ser mais demorado e burocrático, pois será preciso comprovar o seus laços com a comunidade portuguesa.

Cidadania portuguesa para bisnetos e trinetos

Já o processo para tirar a sua cidadania portuguesa, caso seja bisneto de um português, é um pouco mais complicado. Além de comprovar sua ligação com a comunidade portuguesa, é também preciso que os pais ou avós tenham tirado a cidadania, para você tirar a sua.

O mesmo vale para os trinetos portugueses. O processo irá depender de quais parentes por parte do português que ainda estão vivos, para que eles possam tirar as suas cidadanias e transmitir a você o direito também.

Cidadania Portuguesa por casamento e templo de residência

Também é possível obter a cidadania portuguesa quando a pessoa é casada ou possui uma união estável com um cidadão português por mais de três anos. Basta comprovar esse vínculo, mas caso tenham filhos, então não será preciso.

Para aqueles que estão morando em Portugal legalmente por no mínimo 5 anos, tanto corridos quanto intercalados, então também possuem o direito de tirar a sua cidadania portuguesa.

Cidadania portuguesa para filhos de estrangeiros nascidos em Portugal

Quando uma pessoa filha de pais estrangeiros nasce em Portugal, ela não é uma cidadã portuguesa de imediato. Para isso acontecer, é necessário que os pais residem no país de forma legal por, no mínimo, dois anos.

Sendo assim, essas são as pessoas que possuem o direito à cidadania portuguesa. O processo para obter é um pouco complicado, exige uma série de documentações diferentes para cada caso e passos burocráticos.

Para facilitar todo esse processo, você poderá contar com a ajuda da Cidadania Descomplicada, uma empresa que tem como principal objetivo ser um facilitador para quem deseja obter a sua cidadania portuguesa, de uma forma bem mais simples.

Então, caso precise de um auxílio, entre em contato com a empresa para saber melhor como funciona!

Conclusão

De forma resumida, quem tem direito à cidadania portuguesa são as pessoas que possuem alguma ligação com um cidadão português, tais como:

  • Filhos;
  • Netos;
  • Bisnetos;
  • Trinetos;
  • Pessoas que moram legalmente em Portugal por 5 anos;
  • Pessoas casadas com um português ou em uma união estável por mais de 2 anos.

Por fim, gostou desse conteúdo? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Então deixe o seu comentário!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.